Palmeiras tem mundial? Confira os times brasileiros que mais têm títulos no campeonato

Mesmo que de forma menor, a edição de 1952, vencida pelo Fluminense, também é considerada mundial pelos tricolores. A primeira edição aconteceu em 2024 e teve como campeão o Real Madrid, que superou na final o Pachuca por 3 a 0. No entanto, ao contrário do torneio anual anterior, o representante da UEFA só iria jogar a final, e o da CONMEBOL, iria começar em uma “fase anterior” a semifinal. Era um jogo que colocava frente a frente o campeão europeu contra o campeão sul-americano. No entanto, o atacante do Bayern de Munique disse que tem grandes esperanças para o evento, em comentário ao Fifa.com.

Veja a lista de todos os campeões mundiais

A Copa do Mundo de Clubes contará com jogadores de todas as seis confederações continentais e de 81 países, incluindo 22 nações que nunca disputaram uma Copa do Mundo de seleções. O Mundial de Clubes da Fifa contará com a presença de 26 jogadores campeões da Copa do Mundo de seleções. O Mundial de Clubes desta temporada ocorreu na Arábia a final do mundial de clube Saudita — país-sede da Copa do Mundo de 2034 — e, de um jeito ou de outro, teria um campeão inédito. Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem. O novo troféu foi adicionado à galeria da equipe de Madri com uma vitória sobre o Pachuca, do México, por 3 a 0, na decisão do torneio disputado em Doha, no Qatar.

Real Madrid é o clube com mais conquistas e Brasil já teve dez vezes um time do país na primeira colocação

“É claro que é mais um verão em que você realmente não tem descanso”, disse Kane esta semana. “Acho que estamos nos acostumando com isso. Não há nada que possamos fazer a respeito.” Eram torneios amistosos de pré-temporada, mas que foram bastantes prestigiados na época. Entre 1952 e 1957, é considerado o mais importante, já que entre 1963 e 1975, havia a concorrência com a Copa Intercontinental. O Torneio Octogonal Rivadávia Corrêa Meyer foi o substituto espiritual da Copa Rio.

O Palmeiras conquistou a Copa Rio em 1951 e o Fluminense em 1952, mas ambos não constam na lista oficial da entidade que comanda o futebol no mundo. Contando a lista de campeões do Mundial de Clubes por país, a Espanha lidera com 11 conquistas, seguida pelo Brasil com 10. A competição, vencida pelo clube paulista, é mencionada pela Fifa em uma ata de 2014 como a “primeira competição mundial de clubes”. No entanto, a Fifa nunca a incluiu em sua lista de campeões mundiais, formada com o início do Mundial de Clubes em 1960, com a criação da Copa Intercontinental, disputada entre o campeão europeu e o sul-americano. Seja na raça ou na técnica, o Brasil já provou que tem camisa pesada quando o assunto é Mundial. Ao todo, os clubes brazucas somam 10 títulos mundiais, sendo o segundo país com mais conquistas — atrás apenas da Espanha (13).

Aqui estão tanto as taças da antiga Copa Intercontinental (anos 1960–2004) quanto as do Mundial de Clubes FIFA™ (desde 2000, com um hiato, mas volta definitiva em 2005). O São Paulo é o mais vitorioso entre os brasileiros, com 3 títulos (1992, 1993 e 2005), seguido pelo Corinthians e o Santos, ambos com 2 conquistas (2000 e 2012 para o Corinthians e 1962 e 1963 para o Santos). Outros times como Flamengo, Internacional e Grêmio também entraram para a história com uma taça cada. A ESPN entrou em contato com a Fifa questionando especificamente sobre Palmeiras e Fluminense, se os clubes são reconhecidos como campeões mundiais. A entidade não se manifestou oficialmente, mas reiterou que apenas os títulos englobados na decisão de 2017 são considerados desse nível.

Palmeiras tem mundial? Confira os times brasileiros que mais têm títulos no campeonato

  • A Fifa publicou, nesta quarta-feira (18), um relatório oficial sobre o Mundial de Clubes de 2025, no qual introduz o torneio e também os clubes participantes.
  • O Palmeiras conquistou a Copa Rio em 1951 e o Fluminense em 1952, mas ambos não constam na lista oficial da entidade que comanda o futebol no mundo.
  • Este foi o último campeonato antes do Super Mundial, que ocorrerá em 2025.
  • A Copa do Mundo de Clubes contará com jogadores de todas as seis confederações continentais e de 81 países, incluindo 22 nações que nunca disputaram uma Copa do Mundo de seleções.

Todos esses clubes construíram equipes competitivas internacionalmente e sempre foram favoritos em finais, mostrando que tradição, gestão eficiente e bons jogadores são uma boa pedida para o sucesso mundial. Os clubes brasileiros têm um papel de destaque no Mundial de Clubes da Fifa, com 10 títulos conquistados ao longo da história. É o 12º time a ganhar a competição desde que a entidade máxima do futebol passou a organizá-lo. O Mundial de Clubes da Fifa teve início em 2000 e chegou a sua 20ª edição neste ano. O conselho da entidade reconhece as disputadas realizadas entre 1960 e 2004 como Copa Intercontinental.

O Boca Juniors, com sua mentalidade aguerrida e forte atuação em jogos decisivos, conquistou a Copa Intercontinental em 1977, 2000 e 2003. Já o Boca se classificou, mas se despediu sem vitória alguma, após um empate constrangedor com o semiamador Auckland City, da Nova Zelândia. O primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa aconteceu em 2000 e o Corinthians foi o campeão. De 1960 a 2004, o torneio era disputado pelo campeão da Libertadores e o da Liga dos Campeões. O Manchester City conquistou a sua primeira taça do Mundial de Clubes da Fifa, ao derrotar o Fluminense por 4 a 0, nesta sexta-feira (22).

Os brasileiros Palmeiras e Fluminense, vencedores da Copa Rio de 1951 e 1952, respectivamente, são tratados como “campeões inter-confederação”, com uma conquista cada. A próxima edição a ser celebrada em dezembro de 2024, contará apenas com seis equipes campeãs continentais. O time campeão da Libertadores enfrentará o vencedor da Concachampions (América do Norte, Central e Caribe) em local a ser definido por sorteio. Mesmo com as definições da FIFA, há clubes que reivindicam títulos mundiais com base em competições amistosas ou torneios regionais de grande visibilidade. Essa competição passou a ser considerada, de maneira não oficial pela FIFA, como UM campeonato mundial de clubes em 2007.